Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de Leituras

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

Diário de Leituras

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

18
Mar17

Capitães da Areia - Jorge Amado

9789722051309

Pedro Bala, Dora, Professor, Gato, João Grande, Sem Pernas... personagens que jamais esquecerei.

 

Jorge Amado é absolutamente perfeito na construção de personagens. Na verdade, consegue de forma exemplar construir cada uma das personagens individuais, assim como a que é o seu colectivo "os capitães da areia".

 

É um livro violento e cru sobre a marginalidade infantil. Por vezes custa ver um certo romancear da violência, da pobreza e até da violação de mulheres, mas confesso que me chocou muito mais a forma como descreveu a ausência do amor.

 

Numa nota curiosa, também este livro está recomendado para o 3º ciclo, no Plano Nacional de Leitura. 

 

Capitães da Areia é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro. Publicado em 1937, teve a sua primeira edição apreendida e queimada em praça pública pelas autoridades do Estado Novo.

 

Agradeço imenso a quem, na caixa de comentários insistiu que lesse Capitães da Areia. Não fossem as vossas recomendações, com 3 outros livros do autor na estante, provavelmente iria adiar a leitura. Agora, não vou descansar enquanto não tiver o meu exemplar. 

 

2 comentários

Comentar post