Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de Leituras

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

Diário de Leituras

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

22
Set17

Esta semana

1.

Actualizei a lista de livros lidos e percebi que ando a ler mais do que escrevo aqui. Pior se fosse ao contrário. Este ano já li 66 livros (!?), o que é um livro acima da média para mim. 

 

2.

Começo a fazer um balanço extremamente positivo deste ano de ler autores de língua portuguesa. Por exemplo, em Setembro já li:

A criação do mundo, Miguel Torga;

Dom Casmurro, Machado de Assis;

Terra Sonâmbula, Mia Couto;

Balada da praia dos cães, José Cardoso Pires.

 

Ou seja, quatro obras que referência (na minha TBR há anos), de quatro autores de referência, três deles li pela primeira vez, de três nacionalidades diferentes, de três formas distintas de exprimir o português. Era precisamente isto que eu procurava deste ano.

 

3.

Planeio terminar Setembro com dois livros de não ficção:

Pensar depressa e devagar, de Daniel Kahneman (intercalado com o podcast Better Living Through Books, que faz uma leitura acompanhada, com dois capítulos em cada episódio);

Autobiografia, Agatha Christie (para o Historiquices).

Considerando que somam 1268 páginas, acho que vou andar com eles por Outubro fora.

 

4.

E por falar em Outubro, assinalam-se os 150 anos do nascimento de Camilo Pessanha. Clepsidra é um pequeno livro de poemas, considerado por muitos uma das mais importantes obras da literatura portuguesa.

Comecei já a ouvir alguns vídeos/documentários no You Tube sobre o autor porque pouco sei dele e da sua obra. Estou a educar-me (ou a tentar, pelo menos). 

http://ensina.rtp.pt/artigo/camilo-pessanha

 

5.

Esta semana, o meu radar apanhou mais uma novela gráfica (sobre feminismo) que gostaria de ler: Moxie, de Jennifer Mathieu.

 6.

Ouvir a autora Celeste Ng a falar de O Conde de Monte Cristo, fez-me querer pegar no livro IMEDIATAMENTE. 

 

7.

Adorei que o Handmaid's Tale, da Margaret Atwood tivesse vencido tantos prémios Emmy. Bravo!

 

8. 

Isto.

 9.

Já senti que precisava de uma coisa destas (olá, Outono) . Mas não em feltro, por causa das microfibras. 

www.detectivehoundstooth.com