Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de Leituras

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

Diário de Leituras

10
Jul18

Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner #2

Capturar (181).JPG

O jantar do Bispo é o primeiro dos contos exemplares e é também o meu preferido. Neste conto, vemos um bispo dividido entre as diversas forças que regem o mundo ricos/pobres, bem/mal, deus/diabo.

 

Com personagens a quem não é dado nome - Dono da Casa, Dona da Casa, Bispo,  Abade de Varzim, Homem Importantíssimo - convivem as menos “importantes” - Pedro, o primo empobrecido do Dono da Casa, João, o filho do Dono da Casa, a cozinheira Gertrudes. É como se os poderosos não necessitassem de um nome de batismo, o seu poder basta-lhes.



Não é assim, no dia-a-dia? Quantos não referem ser tratados pelo seu título? Os doutores, os engenheiros. Como se isso fosse a sua identidade.

 

Este conto é exemplar na sua mensagem moralista. Esse é o objectivo. Mas é também um conto com uma primorosa escrita.

 

Nas vertentes cavadas em socalco crescia a vinha. Era ali a terra pobre donde nasce o bom vinho. Quanto mais pobre é a terra, mais rico é o vinho. O vinho onde, como num poema, ficam guardados o sabor das flores e da terra, o gelo do Inverno, a doçura da Primavera e o fogo dos Estios. E dizia-se que o vinho daquelas encostas, como um bom poema, nunca envelhecia.



A história começa assim: o Dono da Casa não gosta do  Abade de Varzim, homem mais voltado para os pobres que para os ricos. Deseja afastá-lo e para isso convidou, entre outros, o Bispo para um jantar, onde lhe iria apresentar as suas razões. Ora, o Bispo precisa de dinheiro para o telhado de uma Igreja e por isso, comparece com a intenção de pedir dinheiro ao Dono da Casa. Cederá o Bispo aos desmandos do Dono da Casa? 

 

 

A leitura partilhada de Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner, está a ser feita no Clube dos Clássicos Vivos, entre Julho e Agosto.

 

2 comentários

Comentar post