Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de Leituras

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

Diário de Leituras

15
Jul18

Curtas literárias

1. 

Lido

Capturar (199).JPG

Como havia referido, decidi substituir uma leitura falhada pela autora Beverly Jenkins, premiada no género literário do romance e que desejava ler por ser conhecida por utilizar a história negra como enquadramento das suas criações.

 

Antes de mais, como romance no sentido estrito, desiludiu.

Ponto negativo nº 1: menina divorciada mas inexperiente conhece homem seguro, rico e poderoso, bláaaa....

Ponto negativo nº 2: ele a convidá-la para jantar, para que esta lhe apresente um projecto para o qual ela necessita que ele aprove fundos públicos. Ouviram as campainhas de assédio sexual a tocar?

Ponto positivo: a descrição de uma relação realista, em crescimento, sem imprevistos irrealistas, apenas para criar tensões. 

 

Agora esqueçam que é um romance (de amor) e entremos naquilo pelo qual a autora é famosa: o contexto. Senhoras e senhoras, este é um incrível romance/thriller/policial contemporâneo sobre os crimes ambientais cometidos em cidades pobres como Detroit, em que empresas fazem descargas ilegais de lixo em zonas pobres, que resultam em solos com níveis tóxicos de elementos como o mercúrio, chumbo,arsénico e outros.

As práticas, as consequências dramáticas para a saúde das populações, que já resultam em problemas de desenvolvimento cerebral em crianças, são monstruosos. E Beverly Jenkins faz um retrato pungente, mas sóbrio. Só por isso, recomendaria este livro.

 

E páro por aqui, porque o tema do dumping em comunidades/países pobres é tema demasiado vasto e sério para ser tratado levianamente num blog literário.

 

2. 

1 (232).jpg

 

Primeiro foi o vídeo do Steve Donoghue que me deixou absolutamente convencida que um livro sobre castores, era o que eu precisava na minha biblioteca. 

Vou espreitar a página oficial do autor: bengoldfarb.com e descubro este fascinante artigo sobre como a introdução dos castores no ecossistema, resulta na regeneração do mesmo. 

Although Wilde, a gruff, tobacco-chewing cattleman, didn't grow up a beaver lover, he's become a staunch advocate, even lecturing at local universities about the project's success. “Now, I'll put in an earring and grow a ponytail if that's what it takes to get the message out."

 

3. 

Entrevistas

Marilynne Robinson: ‘Obama was very gentlemanly ... I'd like to get a look at Trump’ [The Guardian Books]