Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de Leituras

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

Diário de Leituras

17
Ago18

Curtas literárias

1. 

A ler

32927774.jpg

As leituras estão muito entrecortadas com saídas, costuras e limpezas, mas à noite, quando tudo sossega, o meu refúgio continua a ser nos livros.

 

Comecei a ler um novo calhamaço sobre a Roma Antiga e, se as primeiras páginas são um indicador, será uma excelente aposta.

 

Roma ainda ajuda a definir a maneira como compreendemos o nosso mundo e como pensamos acerca de nós mesmos, desde as maiores teorias até às mais baixas comédias. Após 2000 anos, continua a escorar a cultura e a política ocidentais, o que escrevemos e como vemos o mundo e o lugar que nele ocupamos.

 

Mary Beard revela-se uma historiadora que desmistifica a romantização da Roma Antiga, como nos chegou via cultura cinematográfica, com edifícios majestosos de mármore branco: 

A cidade era uma tal incubadora de doenças que um médico romano escreveu posteriormente que não era preciso ler textos para investigar a malária - esta estava por toda a parte na cidade de Roma.

Logo nas primeiras páginas, uma surpresa, para mim:

Longe de serem defensores irreflectidos do poder imperial, vários escritores romanos foram os mais acérrimos críticos do imperialismo que alguma vez houve. "Eles criam a desolação e chamam-lhe paz era uma frase que resumia, frequentemente, as consequências da conquista militar. 

 

Mais, que os contemporâneos de Júlio César tenham comparado a conquista da Gália a um genocídio.

 

É extraordinário o paradoxo de numa sociedade sustentada na escravatura, como consciente de questões humanitárias.

 

2.

Eventos literários

 

Se houver uma página reúna os eventos literários pelo país, avisam-me, sim?

 

Festa do Livro de Belém 2018 - 30/08 a 02/09, Palácio Nacional de Belém. "Uma Festa do Livro consagrada exclusivamente à promoção de obras de autores de língua portuguesa".

 

1 (353).JPGOvar, 7 a 11 de Setembro

 

E eu já em contagem decrescente para a Feira do Livro do Porto (7 a 23 de Setembro), que este ano homenageia José Mário Branco.  

 

 

3.

Listas

12 tecno-thrillers sobre questões éticas e sociais associadas à inovação [Crime Reads]

 

4.

Ensaios

Why Women Should Do More Literary Manspreading [Electric Literature]

 I’ll call literary man-spreading — the tendency of male writers to take up more space (measured in pages and digressions) than women writers usually feel entitled to. 

 

5. 

Prémios literários

Dezasseis autores de Portugal na lista dos 60 semifinalistas do Prémio Oceanos [Diário de Notícias

 

6.

Sugestão de leitura

1984, George Orwell 

Inspiração: Funcionários do Google criticam projeto que compactuará com censura chinesa. Não admira que tenha excluído a máxima"don't be evil", do seu código de conduta.

 

6 comentários

Comentar post