Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de Leituras

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

"O regresso à cultura. Sim, autenticamente à cultura. Não se pode consumir muito se se fica tranquilamente sentado a ler livros."

Diário de Leituras

16
Mai18

Identidade(s)

transferir (1).jpg

Recomendo: Um museu sobre Portugal, à escala do mundo de hoje, António Manuel Hespanha

 

Eu sei que o circo do futebol tem muitas luzes e assobios. Mas realmente temos de nos concentrar naquilo que é importante.

 

Tem sido tratado como uma piada, mas há uma discussão muito importante, a passar por debaixo do radar, sobre o futuro/provável/improvável nome do museu das descobertas/descobrimentos/expansão

 

Tudo tem passado à margem do circo, mas considero ser uma das discussões mais importantes que poderiamos encetar sobre o nosso passado, a nossa História, o nosso futuro. 

 

Não se trata de uma discussão/piada sobre o nome de um museu. É uma discussão sobre como valorizamos (ou não) a multiculturalidade que somos, como valorizamos mais a realidade que o mito, como aceitamos o bom com o mau, reconhecendo os méritos, sem deixar de dar voz às vítimas.

 

Não é apenas sobre o passado. É sobre o nosso futuro. Que mundo seremos se ocultamos das nossas crianças uma cultura muçulmana, que também é nossa? Se alimentamos nacionalismos, em vez de informar os cidadãos sobre as significativas vantagens que nos advêm de reforçarmos uma Europa coesa (sem prejuízo de ser ou não uma "União Europeia").